SARCOPENIA: DEFINIÇÃO E DIAGNÓSTICO
- Gizela Kelmann
- 8 de mar. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 29 de mai. de 2022

Trata-se de uma doença muscular diagnosticada através de redução da força muscular associada a baixa quantidade/qualidade muscular. Quando associada a alteração de desempenho físico é um sinal de maior gravidade. A sarcopenia inicialmente era associada somente a indivíduos idosos, porém atualmente reconhece que o desenvolvimento da sarcopenia inicia-se antes do envelhecimento. O fenótipo da sarcopenia tem muitas causas que contribuem além do envelhecimento.
Indivíduos com sarcopenia apresentam aumento do risco de quedas, fraturas, doenças cardíacas, respiratórias, alterações cognitivas, hospitalização, alterações de mobilidade e redução de sobreviva.
Para triagem e diagnóstico de sarcopenia, o EWGSOP recomenda seguir o caminho: Find cases-Assess-Confirm-Severity (F - A - C - S).
Find cases (encontrando casos): Para identificar indivíduos com risco de sarcopenia, o EWGSOP recomenda o uso do questionário SARC-F ou suspeita clínica para encontrar sintomas associados à sarcopenia.
Assess(Avaliar): Para avaliar a evidência de sarcopenia, o EWGSOP recomenda o uso de força de preensão ou o Teste de levantar da cadeira com pontos de corte específicos para cada teste. Para casos especiais e para estudos de pesquisa, outros métodos para medir a força (flexão / extensão do joelho) podem ser usados.
Confirm (Confirmar): Para confirmar a sarcopenia por detecção de baixa quantidade e qualidade muscular, aconselha-se DXA (Densitometria óssea) e a BIA (bioimpedância elétrica) na prática clínica e DXA, BIA, TC (Tomografia computadorizada) ou RM (Ressonância magnética) em estudos de pesquisa.
Severity (Determinar a gravidade): a gravidade pode ser avaliada por medidas de desempenho; Velocidade de marcha, SPPB, TUG e teste de caminhada de 400 m podem ser usados.
O EWGSOP2 recomenda o uso do questionário SARC-F como forma de triar pacientes com sinais característicos de sarcopenia. Pode ser prontamente usado na comunidade e em ambientes hospitalares pelo seu baixo custo e ampla aplicabilidade. O SARC-F apresenta de baixa a moderada sensibilidade e alta especificidade para prever baixa força muscular.
A sarcopenia é considerada 'primária' (ou relacionado à idade) quando nenhuma outra causa específica é evidente, enquanto a sarcopenia é considerada 'secundária' quando outros fatores além (ou além) do envelhecimento são evidentes. A sarcopenia pode ocorrer secundária a uma doença sistêmica, devido a processos inflamatórios, malignidade ou falência orgânica. A inatividade física também contribui para o desenvolvimento de sarcopenia, seja devido a um estilo de vida sedentário ou à imobilidade ou incapacidade relacionada à doença.
Referência: consenso europeu de Sarcopenia (EWGSOP2)- 2018.




Comentários